quarta-feira, 2 de março de 2011

Banda da Semana...Dona Cila do Coco


Em uma de minhas pesquisas a respeito da cultura de tradição no Brasil pude me maravilhar, cantar e dançar o côco em seus diversos seguimentos, de roda, praiero, zambê, de embola e outros. Representando essa tradição do nordeste brasileiro encontrei Dona Cila do Côco uma das maiores representações da tradição cultural que hoje ganha os palcos nordestinos e representa o cotidiano da sociedade do morro, da roça do Brasileiro através de suas canções.
Dona Cila do Côco mistura em sua musicalidade os batuques da tradição negra englobando Côco, Samba, tambor de criola, Jongo e outros diversos ritimos tocados nas sensalas espalhadas pelo Brasil.

Biografando...

Aos 71 anos, ex-lavadeira e ex merendeira de creche, Cecília Maria de Oliveira, a nossa Cila, é um puro exemplar de talento da cultura pernambucana. Começou a cantar cocos há mais de 25 anos, em sambadas que aconteciam e acontecem em Olinda, cidade onde nasceu. Profissionalmente, Cila está nos palcos há dez anos, começou com o Coco de Umbigada do Guadalupe e depois partiu para a carreira solo. Em 2000 participou de projetos de cultura popular, entre eles a Ciranda de Rítmos, no Recife e a Sexta da Véia, na Colônia dos Pescadores, Cantina Z4, em Olinda. Em 2001 Cila ganhou um prêmio especial do Concurso Talentos da Maturidade, do Banco Real, por meio de pout-pourri com as músicas Coco do Pneu, Medalha Dourada e Cavalheiro Rode a Dama. Desde então a artista vem se apresentando em festivais importantes tais como Rec Beat, Festa da Lavadeira, Fennearte e festividades do calendário anual: carnaval, São João e Natal. Cila do Coco participou ainda do cd da Nação Zumbi, Rádio Samba (Trama Gravadora), na faixa Caldo de Cana, participando inclusive de algumas apresentações da banda. Dona de um estilo próprio e inconfundível, com um exelente senso de improvisação, Cila do coco esbamja vitalidade nos palcos, com sua voz agudíssima e, da mesma forma, afinada. Graças a essa força na interpretação, a coquista foi convidada a gravar um disco inteiro com a banda belga Think of One. Cila também particpou da turnê de lançamento do cd, cantando com os garotos na Bélgica, Espanha, Croácia e Japão e retornando por mais dois anos consecutivos para repetir nesses países, o sucesso da primeira turnê. .


Um comentário: